Segurança Pública no Brasil: um problema sem solução!?

Imagem com olho sendo rastreado por computador.

A Segurança Pública no Brasil ganhou "repentinamente" uma grande importância para sociedade e tenho ouvido muitos "especialistas" na área falando em entrevistas e pronunciamentos públicos. Neste grupo de "especialistas", estão incluídos "representantes da sociedade", políticos, acadêmicos, gestores públicos, empresários, servidores públicos, etc. Num primeiro momento, a população desinformada pode pensar: "com tantos especialistas discutindo o assunto, certamente teremos uma solução". Porém esta conclusão pode estar bem distante da realidade dos fatos.

Analisando as Opiniões dos "Especialistas"

Entre reportagens e entrevistas, existem muitas pessoas tentando contribuir de forma construtiva sem tentar politizar a discussão, porém somente boa vontade não é suficiente para termos soluções que produzam impacto tanto a curto, quanto a longo prazo. Os novos desafios precisam ser tratados com base em processos inovadores que fazem uso normalmente de recentes tecnologias que simplesmente não existiam há pouco tempo. Posso citar alguns exemplos de plataformas que resolveram antigos problemas através do uso criativo de recentes tecnologias, criando novos modelos de negócios:
  • Airbnb é a maior rede de hospedagem do mundo sem precisar ter nenhum imóvel.
  • UBER é a maior empresa de transporte de pessoas em carros de passeio do mundo sem ter nenhum carro.
Os exemplos supracitados simplesmente não poderiam existir antes do surgimento de recentes tecnologias que possibilitaram a criação das plataformas. A tese que desejo explicar é que as soluções que trazem um grande salto nos processos de qualquer área da humanidade estão normalmente relacionados a tecnologias que não existiam recentemente. Neste sentido, se alguma ideia é apresentada hoje e a mesma poderia ser implementada há algumas décadas, a conclusão lógica é que a ideia pode ser até útil, mas já está ultrapassada e possivelmente não resolverá problemas mais complexos para o futuro.

Ao analisarmos as propostas apresentadas oriundas dos mais diversos setores da sociedade, a conclusão é que todas poderiam ter sido implementadas há, pelo menos, 20 anos. Desta forma, estão todos pensando em resolver os problemas existentes através de metodologias antigas, possibilitando que o crime organizado continue expandindo os seus negócios pensando à frente dos governos. Para entenderem melhor esta situação, exemplifico o caso da tecnologia de biometria digital, quando em 1903 a cidade de Nova York já registrava as impressões digitais para identificar criminosos. Mais de 100 anos depois deste fato, o Governo do Ceará finalmente irá utilizar esta tecnologia para resolver o problema da violência de torcedores nos estados (matéria do Diário do Nordeste).

A solução talvez demore

Eu nunca perderei a esperança num futuro melhor para a nossa população, mas a realidade dos fatos é inquestionável. Fica muito difícil podermos enxergar um horizonte para solução deste problema de Segurança Pública, pois apesar das autoridades responsáveis falarem muito em reforçar os trabalhos de inteligência, os fatos apontam para soluções ausentes de inovações que possam colocar o Estado um passo à frente dos criminosos. Fique à vontade para deixar os seus comentários.

Comentários